Não conhece Elon Musk? Deixe-nos apresentá-lo.

Chamado por alguns de homem de ferro da vida real, Elon Musk é CEO das empresas SpaceX e Tesla Motors, co-fundador do PayPal e investidor da SolarCity

QUEM É

 

Nascido em 1971 na África do Sul, Elon Musk se mudou para o Canadá e posteriormente para os Estados Unidos onde se formou em física e economia.

 

Empreendedor, inventor, investidor, engenheiro.. Todas essas palavras caracterizam Elon Musk. Fundador e CEO de duas empresas inovadoras, ele quer mudar o mundo e fazer diferença.

 

Em todas as suas entrevistas, o empreendedor diz que, quando estava na faculdade, pensava em áreas que tinham a maior probabilidade de afetar o futuro do mundo e da humanidade. Na sua opinião, as 3 principais eram a Internet, o espaço aéreo e a sustentabilidade. Ele atacou essas 3 áreas.

INTERNET

 

Começou com a companhia Zip2, em 1995. Depois de ficar 2 anos na Universidade de Stanford fazendo pós graduação, ele decidiu abandonar os estudos e começar o negócio com seu irmão. O site era uma plataforma de mídia que desenvolvia conteúdo para portais de notícia e foi vendida por 307 milhões de dólares em 1999. No mesmo ano, começou a X.com, que em 2000 se juntou com uma rival e trocou de nome, PayPal. A famosa plataforma de pagamentos eletrônicos foi vendida ao eBay em 2002.

ESPAÇO AÉREO

 

Pensando sobre o que iria fazer após a venda do PayPal, Elon Musk decidiu pesquisar sobre o espaço aéreo. Ele não conseguia entender o porque de não estarem sendo feitas missões para marte ou para a lua. Decidiu então utilizar metade do dinheiro que havia ganhado na venda do PayPal para criar a SpaceX em 2002.

Os  primeiros três lançamentos de foguetes de 2006 a 2008 falharam.  O quarto, em 28 de Setembro foi um sucesso, o que fez a NASA assinar um contrato de 1.6 bilhões de dólares com a empresa.

Desde então a empresa vem fazendo progressos. O mais esperado dos últimos anos foi alcançado no dia 21 de Dezembro de 2015, quando a empresa conseguiu recuperar intacto o primeiro estágio do foguete.

SUSTENTABILIDADE

 

Elon Musk entrou na Tesla Motors 2004 como investidor. Em 2006 ganhou um prêmio pela sua participação no design do primeiro carro elétrico da empresa, que continuou a crescer e ganhou novos investidores. Porém, em 2007, a companhia passou por uma crise grande. O empreendedor começou a administrar a empresa e investiu seu próprio dinheiro para salvar a companhia. As coisas melhoraram após mais alguns investimentos. O preço de uma ação da empresa, hoje, custa 219.25 dólares. O valor da empresa é de aproximadamente 25 bilhões de dólares, e 30% dela pertence ao empreendedor.

 

O empresário é investidor, também, na empresa SolarCity, fundada por 2 primos. Em 2003 investiu 10 milhões de dólares na empresa que hoje é a maior fornecedora de painéis solares dos EUA.

 

COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DE ELON MUSK

 

Identificação de tendências

Todas as empresas de Elon Musk estão dando certo, isso porque ele soube, lá trás, perceber quais seriam as tendências e o que fazer para conseguir ter sucesso hoje em dia

 

Correr riscos

O empreendedor assumiu os riscos, apostou em suas ideias e trabalha para vê-las darem certo

 

Iniciativa/atitude

Elon Musk teve, várias vezes, a iniciativa e atitude de começar um negócio

 

Motivação/direcionamento

O empreendedor quer colonizar marte.. Quer motivação maior que essa?

 

Busca de informação

Elon Musk procura informações sobre todos os negócios em que está inserido. Quando resolveu começar a SpaceX, leu muitos livros, contratou consultores e correu atrás de informações

 

Auto-confiança

Não tem como dizer que Elon Musk não é auto confiante.

 

Persistência

Exemplo de sua persistência foi a crise na tesla. Mesmo com ela praticamente quebrada, ele investiu o próprio dinheiro para não ver a empresa falir, e deu certo.

Foto: Open Grid Scheduler / Flickr

Hyperloop

 

O Hyperloop é mais um dos desafios de Elon Musk. De acordo com o site, o meio de transporte será totalmente sustentável, com climatização controlada e os custos para construção serão baixos, fazendo com que o preço da viagem também sejam mais baixo.

Elon Musk diz que a velocidade do Hyperloop será 2 vezes maior do que a dos aviões.

Em 26 de Fevereiro de 2015, a Hyperloop Transportation Technologies (HTT) assinou um acordo para começar a construção em 2016 e completá-la em 2017 – aceitando passageiros já em 2018.

 

Hyperlooop Transportation Technologies

Você já definiu seu principal objetivo de 2016? Mark Zuckenberg já, e é bem desafiador

 

O ano está começando e as metas e objetivos do ano vão começando a ser traçados e perseguidos. Os objetivos mais comuns são relacionados ao trabalho e mudanças de hábitos. Não definiu o seu ainda? Então defina, pois o ano já começou e passará rápido. Mark Zuckenberg, criador do Facebook, já definiu; ele construirá a tecnologia do Homem de Ferro. Ele diz que usará a tecnologia já existente e a ensinará a reconhecer sua voz, obedecer seus comandos e controlar tudo em sua casa.

 

Veja a matéria

Olá! Sinta-se a vontade para nos enviar a sua opinião sobre essa matéria e sobre o nosso site!

 

Adoramos críticas e elogios também!

 

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

siga-nos

Copyright 2015 bookstrat learning resources - Todos os direitos reservados